Skip to content

SPED – Sistema Público de Escrituração Digital

Já ouviu falar de SPED?  Quer conhecer mais?

SPED é um acrônimo de Sistema Público de Escrituração Digital. Como o próprio nome sugere, o SPED é um sistema que permite a comunicação entre contribuinte e o Fisco e administrações tributárias em geral. Foi construído para agilizar e automatizar a comunicação e facilitar os processos de obrigações acessórias.

De acordo com o portal:

“O Sped tem como objetivos, entre outros:

  • Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
  • Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores.
  • Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.”

Para conhecer mais sobre o portal do SPED, seus benefícios, histórico, atuação e outros detalhes clique aqui.

Escrituração Fiscal Digital

Vamos falar sobre EFD, sua importância e funcionamento. A escrituração fiscal digital é um documento que o contribuinte envia pela plataforma SPED quando necessário.

A EFD possui um layout específico que determina quais e como as informações devem ser organizadas. Informações estas necessárias para o cumprimento das obrigações acessórias fiscais, estão diretamente relacionadas a movimentação da empresa (entradas e saídas, estoque, cadastros de produtos e clientes e etc.).

EFD’s então são módulos que participam do programa SPED.

São três tipos de EFD atualmente.

  • EFD – ICMS e IPI (Conhecida como SPED Fiscal)
  • EFD – Contribuições (Conhecida como SPED contribuições)
  • EFD – Reinf

Cada uma dessas EFD’s, é composta uma estrutura específica e tratam de registros de movimentação do cliente porém sobre o detalhamento de assuntos diferentes.

Para saber mais detalhes sobre cada uma dessas escriturações clique aqui.

As principais escriturações utilizadas pelos contribuintes são:

SPED Fiscal

EFD – ICMS e IPI, como o próprio nome sugere é um documento digital sobre informações das movimentações e do contribuinte sob o aspecto de apuração de impostos, com foco principal sobre ICMS e IPI.

Veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto e tire suas dúvidas.

SPED Contribuições

EFD – Contribuições assim como o Sped fiscal, o Sped contribuições é um documento digital sobre informações das movimentações do contribuinte sob o aspecto de apuração de impostos, com foco principal na Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.

Veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto e tire suas dúvidas.

O arquivo de ambas escriturações deverão ser validados, assinados digitalmente e transmitidos, via Internet, ao ambiente Sped.

Dicas Sped – Guia Uaicontrole

O Uaicontrole já possui o módulo contábil, ele é prático e fácil, te permite fazer a geração do Sped, assim também como o controle de entradas e saídas pelo Gestor de XML.

Para o gerar o Sped pelo o uai controle é muito simples, se você não conhece o procedimento dê uma olhada no passo a passo sobre a geração do Sped, tanto Fiscal quanto Contribuições.

Já fizemos uma postagem falando sobre importação e exportação de XML dê uma conferida e aprenda como utilizar o Gestor de XML Uaicontrole.

Chegamos ao fim de mais uma postagem, mas não se preocupe, ainda tem muitos assuntos para você dar uma olhada em nosso blog. Fique sempre á vontade!

Este conteúdo te ajudou? Deixe abaixo um comentário sobre o assunto. Ainda tem dúvidas? Acesse o FAQ e também o manual Uaicontrole, se precisar de mais uma ajudinha acesse o Uai chat e fale com um operador. Se achar melhor, você ainda pode encaminhar uma mensagem por e-mail acessando este link. Assim que possível lhe daremos um retorno.

Abraço da equipe Uaicontrole!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens Relacionadas

Etiquetas de Produtos

Um grande desafio para quem precisa distribuir produtos para vários clientes é a emissão de etiquetas.Em muitos casos o trabalho é tanto que há pessoas

Continuar leitura»

Crie sua conta agora!

dias grátis

Quer ganhar 30 dias de acesso grátis?

Muito simples, cadastre-se. Não é necessário realizar pagamento ou cadastrar cartão de crédito.
Premium