Skip to content

O que é Certificado Digital?

É um documento eletrônico que é utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual. A Certificação Digital, por sua vez, é a tecnologia que por meio da criptografia de dados garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas.

Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001, o Certificado Digital já faz parte do dia a dia de pessoas e empresas. Mas muitos ainda não conhecem todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia.

Ele pode ser usado para assinar documentos

Isso mesmo! O Certificado Digital pode substituir a caneta. Por conta do rigoroso processo de emissão + a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada.

Alguns dos tipos mais usados

Certificado Digital e-CPF

É o RG do mundo digital, é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas físicas no meio eletrônico

Certificado Digital e-CNPJ

O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ que garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas no meio eletrônico.

O e-CNPJ possibilita a sua empresa fazer procurações, Parcelamento eletrônico on-line, entrega das declarações como: DIRFDOIRAIS, utilizar o Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas.

Certificado Digital NF-e

O Certificado Digital emissor de Notas Fiscais é destinado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica NF-e.

 Certificado Digital NFC-e

A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio o consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

Tipos de Certificado Digital

Existem dois tipos de Certificados Digitais tipo A1 e Tipo A3: o tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.

Fonte:Certisign.com.br

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens Relacionadas

Etiquetas de Produtos

Um grande desafio para quem precisa distribuir produtos para vários clientes é a emissão de etiquetas.Em muitos casos o trabalho é tanto que há pessoas

Continuar leitura»

Crie sua conta agora!

dias grátis

Quer ganhar 30 dias de acesso grátis?

Muito simples, cadastre-se. Não é necessário realizar pagamento ou cadastrar cartão de crédito.
Premium