Novidades Optimus Business – Versão 2023.001/340 – Build 69
Dezembro 2024
OPT-69 DF – IE do participante não permitida
Onde ocorre o problema?
Cadastro > Participante > Editar/ Novo > Campo ‘Inscrição estadual’
Como ocorre?
No Distrito Federal (DF), o CF/DF (Cadastro Fiscal do Distrito Federal) é equivalente à IE (Inscrição Estadual) dos contribuintes de outros estados (UFs).
Ao se cadastrar ou editar um participante do DF e preencher o campo IE com a informação do CF/DF, o sistema Optimus não aceita o código em questão e não permite salvar o cadastro; consequentemente, ocasionando rejeições na emissão de NFe’s.
Como foi feita a reprodução do erro?
Foi cadastrado/ editado um participante do DF e, ao preencher o campo IE com o CF/DF do mesmo, o sistema apresenta o campo como incorreto/ pendente e não permite salvar o cadastro.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
Ao incluir ou editar um participante, o sistema deve permitir o preenchimento do campo IE de acordo com a UF do mesmo, seja ela um CF/DF (participante com UF = DF) ou IE (participantes de demais UF’s).
OPT-70 Cloud /Optimus – PDVNFC-e não importa promoções
Onde ocorre o problema?
PDVNFC-e > F11 > Interface ‘Importando Promoções’
Como ocorre?
Após a mudança do servidor do Optimus local (servidor desktop) para Optimus Cloud (servidor em nuvem), o PDVNFC-e não acata as alterações realizadas nas promoções (sejam inclusões ou edições), não atualizando as informações das promoções no PDVNFC-e (produtos com quantidades e valores em promoção).
Como foi feita a reprodução do erro?
Foi cadastrada uma promoção no Optimus Cloud e, ao tentar emitir uma NFC-e incluindo o item com a quantidade necessária para o valor promocional ser aplicado, o mesmo mantém o preço de venda do cadastro e não o preço atualizado da promoção.
O PDVNFC-e, por sua vez, fica com a interface ‘Online’ e a situação ‘Importando Promoções’.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
No PDVNFC-e, ao incluir um item na venda, com quantidade e/ou valor promocional, deve-se apresentar as promoções para o produto, o preço da venda deve ser o preço de venda do cadastro de produtos e o desconto promocional deve ser apresentado corretamente no fechamento da NFCe.
OPT-71 Geração Boletos X Erro Data Vencimento >21/02/2024
Onde ocorre o problema?
Financeiro > Contas a pagar/receber > Boleto
Como ocorre?
Ao tentar gerar boletos com vencimentos superiores ao dia 21/02/2025, o sistema apresenta a mensagem “Para o cálculo do fator de vencimento se faz necessário informar uma data entre 07/10/1997 e 21/02/2025”.
Como foi feita a reprodução do erro?
Foi criado um financeiro com o tipo de pagamento ‘Boleto’, forma de pagamento ’15 – Boleto Bancário’ e data de vencimento do boleto posterior ao dia 21/02/2025.
Ao tentar gerar o boleto do vencimento em questão o sistema não gera o boleto e apresenta uma mensagem de erro.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
Sistema deve permitir a geração de boletos, independente da data de vencimento.
OPT-72 Optimus: Erro ao imprimir OC (relatorioOrcamento_subreport1)
Onde ocorre o problema?
Movimentação – Documentos – Clicar em um OC – Imprimir
Como ocorre?
Foi emitido um OC no balcão e ao selecionar o mesmo no Optimus e clicar em “Imprimir”, ou “Imprimir sem valor” é apresentada a mensagem “Não foi possível gerar o relatório!net.sf.jasperreports.engine.JRException: Error executing SQL statement for : relatorioOrcamento_subreport1”
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
Sistema deve permitir a impressão de todo e qualquer documento no Optimus normalmente
OPT-636 (Antiga OPT-77) Lentidão na tela de Contas a Pagar/Receber
Correção
Onde/Como ocorre?
Optimus-Financeiro-Contas a Pagar/Receber
Ao acessar tela do contas a pagar/receber existe uma demora na entrada
Qualquer modificação nos parâmetros de pesquisa leva em torno de 6 segundos (Data, Tipo de documento ou Tipo de Financeiro etc…)
Ao Editar um documento demora em torno de 4 segundos.
Como deve ser o funcionamento?
Ao acessar tela de contas a pagar/receber só deve aparecer como filtro a data do dia atual (Inicial e final) ou efetuar modificações na pesquisa só executar a pesquisa após clicar em ícone “Pesquisar” que devera estar disponível.
Melhorar a performance da pesquisa para que o processo seja mais rápido.
OPT-638 (Antiga OPT-78) Realização de backup local/nuvem
Correção
Onde/Como ocorre?
Utilitários – Agendamento de backup e executarão de backup agendado
O sistema apresenta a mensagem “Informamos que o backup está sendo realizado em nuvem. Todas as suas informações estão sendo copiadas e armazenadas automaticamente”.
Todavia, essa mensagem deve ser apresentada apenas quando o servidor do cliente está em nuvem, porém, aparece em todos os clientes que tenham o arquivo na pasta e impede a realização do backup.
Como deve ser o funcionamento?
O sistema devera validar o sistema diretamente no banco de dados da Case (Usar as tags hostname e porta) caso contrário devera continuar a utilizar a validação através do NOIP. (Padrão atual)
OPT-640 (Antiga OPT-75) Importação/ Exportação de Produtos x Selecionar Campos
Onde/Como ocorre ?
Optimus > Menu > Utilitários > Configurações > Aba ‘Movimentação’ > Campo ‘Atualizar Estoque na Importação de Produtos’
Optimus > Menu > Utilitários > Conf. > Aba ‘Movimentação’ > Campo ‘Importação/ Exportação Produtos x Selecionar campos’
Optimus > Menu > Específicos > Importação/ Exportação de Produtos
Optimus > Menu > Cadastro > Produtos e Serviços > Botão ‘Importação/ Exportação’ NOVO
O sistema deve descontinuar a funcionalidade ‘Importação/ Exportação de Produtos’ do menu ‘Específicos’, assim como a parametrização referente Campo ‘Atualizar Estoque na Importação de Produtos’ disponível em Optimus > Menu > Utilitários > Configurações > Aba ‘Movimentação’.
O sistema deve permitir importar ou exportar a maioria dos campos do cadastro de produtos diretamente da tela do cadastro de produtos, sendo que, na exportação, serão utilizados os filtros existentes e acrescentados filtros de data.
O tipo de arquivo a ser utilizado na interface deverá ser: Exportação: XML ou XLSX; Importação: somente XML.
O usuário poderá selecionar quais campos serão utilizados nesta interface, salvando-os como padrão.
No momento da interface deverá ser permitido alterar estes campos, a serem utilizados na interface atual, porém, não salvando a(s) alteração(ões) como padrão.
Como deve ser feito?
DESCONTINUAÇÃO DA FUNCIONALIDADE ‘Importação/ Exportação de Produtos’ do menu
CONFIGURAÇÕES:
Em Utilitários > Configurações > Aba ‘Movimentação’ > Campo ‘Importação/ Exportação Produtos x Selecionar Campos’.
CADASTRO DE PRODUTOS – ‘IMPORTAÇÃO/ EXPORTAÇÃO:
Campo ‘Importação/ Exportação’:
– Disponibilizar este novo botão na parte inferior da tela, ao lado dos botões já existentes;
– O campo deve conter ToolTipText informando como o mesmo será utilizado.
Ao acessar o campo ‘Importação/ Exportação’, deve-se abrir a tela ‘Importação/ Exportação de Produtos’, onde o usuário deve poder:
Selecionar a ação a ser realizada: ‘Importação’ ou ‘Exportação’, conforme detalhamento abaixo:
EXPORTAÇÃO:
1 – Selecionar o tipo de arquivo a ser exportado: XML ou XLSX;
2 – Disponibilizar o botão ‘Selecionar Campos’, o qual abrirá a configuração padrão (tela
semelhante à tela disponível nas parametrizações), porém, sem salvar a(s) alteração(ões) como padrão;
3 – No campo ‘Caminho’, permitir selecionar a pasta onde será salvo o arquivo exportado;
4 – Clicar em ‘Iniciar’;
5 – O sistema deve exportar os dados dos produtos conforme os campos selecionados;
6 – O sistema deve exportar somente os produtos filtrados na tela.
IMPORTAÇÃO:
1 – Visualizar o tipo de arquivo permitido a ser importado: somente XML;
2 – No campo ‘Caminho’, permitir selecionar a pasta onde estará o arquivo a ser importado;
3 – Clicar em ‘Iniciar’;
4 – O sistema deve importar dados dos produtos conforme a planilha importada;
5 – Ao importar, o sistema deve importar todos os campos disponíveis no arquivo selecionado;
6 – Ao importar, o sistema deve trazer as datas constantes no arquivo importado e atualizar o
campo data de alteração com a data e hora da importação.
OPT-641 (Antiga OPT-74) Conversor: erro buscar dados do Optimus em Cloud
Onde ocorre o problema?
Conversor > Selecionar contribuinte
Como ocorre?
Se o servidor do Optimus estiver local, ao selecionar o contribuinte do Optimus no Conversor, ele apresenta o(s) contribuinte(s) cadastrado(s) no sistema.
Se o servidor estiver em nuvem, o conversor nem executa.
Obs.: Caso a máquina possua um serviço mysqlcase executando, o conversor abre, mas ele não apresenta o(s) contribuinte(s) para ser selecionado.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
O Conversor deve permitir selecionar quaisquer dos contribuintes cadastrados no servidor em nuvem para realizar a importação e/ou exportação de informações.
Observação: Deverá ser analisado o tempo para exportação/ importação das informações através do conversor se comunicando com o servidor em nuvem.