Skip to content

Novidades Optimus Business – Versão 2023.001/337 – Build 32 – Junho 2024

Foram feitas as seguintes modificações no sistema Optimus Business em Junho de 2024

OPT-50: SPED Fiscal – Mensagem ao gerar escrituração! null

Onde ocorre?

Optimus Cloud > Escriturações > SPED > Geração Fiscal > Fiscal

Como ocorre?

Ao gerar a escrituração, o sistema exibe a mensagem ‘Erro ao gerar SPED Null’.

Como foi feita a reprodução?

Ao gerar a escrituração com o banco de dados do cliente, foi verificado através do log, que haviam itens de NFe’s (modelo 55), de emissão própria, com o ‘Valor do IPI Devolvido’ (VALOR_IPI_DEVOL) nulo (null).

Como deve funcionar após ser solucionado?

O sistema deve gerar o SPED Fiscal sem a mensagem ‘Erro ao gerar SPED Null’, mesmo que o valor do ‘Valor do IPI Devolvido’ (VALOR_IPI_DEVOL) seja nulo.

OPT-51: Relatório Movimentação x OS x Identificação
Onde ocorre?

Optimus > Relatórios/ Etiquetas > Movimentação > Tipo ‘Movimentação’ > OS – Ordem de Serviço (DAV)

Como funciona atualmente?

O usuário utiliza o campo ‘Identificação’ para informar a placa de veículos em documentos do tipo OS (Aba ‘Ordem de Serviço’ no lançamento do documento). Ao gerar o relatório de movimentação acima citado, o sistema não apresenta a informação contida no campo ‘Identificação’ da O.S.

Como deve funcionar?

Ao gerar o relatório de movimentação, caso o documento seja do tipo ‘OS – Ordem de Serviço (DAV)’, o relatório deve apresentar a informação do campo ‘Identificação’, caso esteja preenchido.

OPT-52: PDV-NFCe x Rejeição 391 x PIX

 Onde ocorre?

Optimus Cloud > Cadastro > Formas/ Condições de Pagamento > ‘Forma de Pagamento (NFe)’ = ’17 – Pagamento Instantâneo (PIX)’
PDVNFCe > Selecionar produto > Checkout > Selecionar forma de pagamento ‘PIX’ > Emitir

Como ocorre?

Ao tentar finalizar uma NFCe, cuja forma de pagamento esteja configurada com a informação ’17 – Pagamento Instantâneo (PIX)’, é apresentada a mensagem ‘391 – Rejeição: Não informados os dados do cartão de crédito/ débito nas Formas de Pagamento da Nota Fiscal[nOcor.1]’.

Como foi feita a reprodução?

Foi realizada a tentativa de emissão de uma NFCe cuja forma de pagamento estava configurada com a informação ’17 – Pagamento Instantâneo (PIX)’ e retornou a mensagem da Rejeição 391.

Como deve funcionar após ser solucionado?

NFCe’s transmitidas com forma de pagamento configurada com a informação ’17 – Pagamento Instantâneo (PIX)’ no campo ‘Forma de Pagamento (NFe)’ devem ser autorizadas normalmente.

Fundamentação legal: Sistema Nota Fiscal Eletrônica, Nota Técnica 2023.004, Versão 1.11 – Março 2024

OPT-53: Sintegra X Registros 50 e filhos

Onde ocorre?

Optimus Cloud > Escriturações > Sintegra > Preencher os campos para geração > Gerar 

Como ocorre?

Ao gerar o Sintegra, as NFe’s (modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica), tanto de entrada (emissão própria ou de terceiros), quanto de saída, não são registrados na escrituração em seus respectivos registros e nem os registros filhos 51, 53 e 54.

Como foi feita a reprodução?

Foi realizada a geração do Sintegra no Optimus Cloud e os registros 50 e filhos das NFe’s, tanto de entrada (emissão própria ou de terceiros), quanto de saída, não foram gerados. Diante disso, foi instalado um OptimusBusiness, realizado nele a emissão e importação de XML’s de algumas NFe’s, modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica, e ao gerar o Sintegra, todos os documentos estavam escriturados em seus respectivos registros.

Como deve funcionar após ser solucionado?

Ao gerar o Sintegra pelo Optimus Cloud, o mesmo deve apresentar todos os registros referentes às emissões e importações de XML de NFe’s (modelo 55 – Nota Fiscal Eletrônica).

OPT-54: Plano de Contas x Ordenação

Onde ocorre?

Cadastro > Produtos e Serviços > Editar/Incluir Produto > Aba Dados Fiscais > Conta Analítica Contábil
Cadastro > Participantes > Editar/Incluir Participante > Aba Forma de Pagamento Padrão/ Contas a Pagar e Receber > Plano de Contas Contábeis
Movimentação > Editar/Incluir Documento > Selecionar Produto > Aba Geral > Plano de Contas
Financeiro > Contas a Pagar/Receber > Editar/Incluir Financeiro > Aba Detalhes > Plano de Contas
Financeiro > Contas a Pagar/Receber > Plano de Contas
Relatórios/ Etiquetas > Contas a Pagar/Receber > Plano de Contas
Escriturações > Seleção de Registros a Gerar > Registro F100 > Plano de Contas
Software House > Faturamento Automático > Geração de Faturamento > Plano de Contas

Como funciona atualmente?

Nos locais do sistema onde é possível selecionar o plano de contas (sem ser pela lupa), os planos cadastrados são ordenados pelo ID do banco de dados, tornando difícil uma pesquisa pela descrição.

Como deve funcionar?

O sistema deve apresentar os planos de conta contábeis por ordem alfabética, conforme o campo ‘Nome da Conta’ do cadastro de planos de contas contábeis. 

OPT-55: Imagem produtos x Orçamentos

Onde ocorre?

Movimentação > Documentos > Orçamentos
Cadastro > Produtos e Serviços > Dados Gerais > ‘Imagem’


Como funciona atualmente?

Embora exista o campo ‘Imagem’ no cadastro de produtos, o mesmo somente é utilizado na visualização do produto na tela do PDV-NFCe.
Nos orçamentos do Optimus não há impressão deste campo ao imprimir o documento.

Como deve funcionar após implementação?

Caso o produto/ serviço contenha imagem cadastrada no mesmo, a imagem deverá ser impressa no item do orçamento.
Caso não haja imagem cadastrada, o orçamento deve ser impresso normalmente, sem alterações.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens Relacionadas

mkt

Certificado Digital: Qual a Melhor Opção? A1 ou A3?

Você está buscando decidir qual certificado digital é o melhor investimento para sua empresa, mas não sabe qual escolher? Neste post, queremos compartilhar os benefícios do Certificado Digital A1 e explicar por que ele pode ser uma escolha mais vantajosa em comparação ao Certificado Digital A3.

Continuar leitura»

Crie sua conta agora!

dias grátis

Quer ganhar 30 dias de acesso grátis?

Muito simples, cadastre-se. Não é necessário realizar pagamento ou cadastrar cartão de crédito.
Premium