Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE)
Você sabe o que é GNRE? Como funciona?
GNRE é uma guia de recolhimento de impostos estaduais, este é documento para operações de vendas cujo o destino da mercadoria é fora do estado de produção do produto, mercadorias estas sujeitas à substituição tributária. A GNRE tem o objetivo de recolher o ICMS em outros Estados.
Estão obrigadas a recolher o imposto, todas as empresas que vendem um produto ao consumidor final ou empresa que é não contribuinte do ICMS, sendo que entrega a ser realizada é fora do estado de origem, ou seja, isso significa usar a guia de recolhimento de tributos estaduais.
A diferença entre as alíquotas interestaduais e interna do Estado de destino é paga separadamente para permitir a partilha entre os governos das unidades federativas envolvidos na transação.
O Governo Federal está sempre atualizando o leiaute dos Documentos Eletrônicos com novas funcionalidades e melhorias na tecnologia.
Conforme a SEFMG
“Para pagar o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) devido a Minas Gerais, incidente nas operações de vendas interestaduais sujeitas ao regime de substituição tributária (ST), o contribuinte domiciliado em outra Unidade da Federação deve emitir a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) e procurar um dos bancos aptos a recebê-la.”
O aplicativo e as instruções necessárias para emitir a GNRE, incluindo respostas às duvidas mais freqüentes dos usuários, estão disponíveis no Portal da GNRE, mantido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE).
Como emitir a guia?
Abaixo segue o passo a passo fornecido pela SEFMG dê uma conferida:
Passo a Passo – Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) – emissão Clique aqui
Documento de Arrecadação Estadual (DAE)
Assim como o GNRE o DAE também é um documento de arrecadação de tributos. O Documento de Arrecadação Estadual é um documento único por Estado em que é possível recolher diversos tipos de tributo. É através desse documento que é feito o recolhimento de tributos como o ICMS, IPVA e taxa de incêndio. Cada estado brasileiro possui um modelo próprio, e no site de cada secretaria de estado e fazendo você poderá encontrar diferentes especificações sobre o recolhimento. Porém, a finalidade deste documento é sempre a mesma: permitir que o contribuinte realize o recolhimento de tributos de competência estadual.
Como realizo o controle dos documentos na minha conta Uaicontrole?
O app já possui o módulo contábil que permite a você realizar o controle desses documentos. (GNRE e DAE) Com ele você poderá incluir, editar e controlar as referências com as notas fiscais.
Quer aprender mais sobre esse módulo?
Como cadastrar ou editar meus GNRE e DAE?
Com pesquisar GNRE/DAE no Uaicontrole?
Este conteúdo te ajudou? Deixe abaixo um comentário sobre o assunto. Ainda tem dúvidas? Acesse o FAQ e também o manual Uaicontrole, se precisar de mais uma ajudinha acesse o Uai chat e fale com um operador. Se achar melhor, você ainda pode encaminhar uma mensagem por e-mail acessando este link. Assim que possível lhe daremos um retorno.
Abraço da equipe Uaicontrole.