CONTIGÊNCIA NFC-e

 

 

DEFINIÇÃO:  A NFC-e em contingência é utilizada quando há problemas técnicos na autorização do documento (demora ou falta de retorno da Sefaz, internet, etc.).


    Sendo assim, o contribuinte poderá emitir a NFC-e em contingência e imprimir o DANFE.


    Quando a situação se normalizar, basta o sistema transmitir o arquivo em XML para autorização na Sefaz/ MG.

 

    IMPORTANTE: A contingência é uma exceção e somente deve ser utilizada quando realmente necessária e pelo menor tempo possível.


    Uma NFC-e somente é considerada realmente 'emitida' quando sua situação estiver como 'AUTORIZADO'.


    Para NFC-e's emitidas em contingencia, somente descarte a via do estabelecimento quando a NFC-e estiver com a situação 'AUTORIZADO'.


    Notas emitidas em contingência há mais de 30 dias não serão autorizadas pela Sefaz/ MG, retornando a Rejeição 569: Data de entrada em contingência muito atrasada.


    Acompanhe a situação das NFC-e's dia a dia para evitar problemas com a fiscalização e penalidades.


    Quaisquer dúvidas, entre em contato com o Suporte Case através do nosso chat. Para acessar, clique no balãozinho azul, indicado abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVAR CONTINGÊNCIA NFC-e

 

 

1.    Se, ao clicar em 'Emitir NFC-e', retornar a mensagem 'Não foi possível obter retorno da transmissão da NFC-e, deseja ativar a contingência?', clique em 'SIM'


2.    No campo 'Justificativa para entrada em contingência', digite 'Sem conexão com a Sefaz' (ou consulte a mensagem com a contabilidade)


3.    Clique em 'Sim, quero ativar contingência NFC-e'


4.    Será mostrada a faixa vermelha 'CONTINGÊNCIA OFFLINE ATIVADA'.

 

 


5.    Clique em 'Checkout (esc)' ou na tecla 'ESC' do teclado e tente transmitir a NFC-e novamente na opção 'Emitir NFC-e'.


6.      Clique em 'IMPRIMIR' e será impressa a 'VIA DO CONSUMIDOR'.


7.      Entregue-a ao cliente.


8.    Clique sobre o menu F2, localizado no canto superior direito da tela ou clique na tecla 'F2' do teclado


9.    Vá na opção 'Manutenção', escolha a NFC-e emitida em contingência, arraste a barra vermelha em formato de linha para o lado direito e clique sobre as opções (3 pontos)


10.    Escolha a opção 'ABRIR VIA ESTABELECIMENTO', uma nova guia no navegador será aberta, clique sobre o ícone da impressora que se localiza no canto superior direito


11.    Imprima e guarde a via do estabelecimento para apresentar ao Fisco, caso seja solicitado


12.    Assim que o problema de internet ou retorno da Sefaz/ MG estiver resolvido, tente desativar a contingência


13.    Somente descarte a via do estabelecimento após sair da contingência e quando a NFC-e ficar com a situação 'AUTORIZADO'.
 

 

 

DESATIVAR CONTINGÊNCIA

 

 

1.    Clique em 'F2' no teclado do seu computador


2.    Selecione a opção 'Contingência'.

 

 

 

 


3.    Clique em 'Sim, quero desativar a contingência NFC-e'

 

 

 


4.    Se a faixa vermelha 'CONTINGÊNCIA OFFLINE ATIVADA' desaparecer da parte inferior da tela e uma mensagem no canto inferior direito, em baixo do balão informar 'Contingência foi desativada', o procedimento de desativação deu certo


5.    As notas emitidas em 'CONTINGENCIA' serão automaticamente consultadas


6.    Se ainda não for possível sair da contingência, a tela de desativação da contingência permanecerá aberta, clique em 'DESISTIR' e tente novamente mais tarde

 

 

 


7.    Verifique se a internet está funcionando corretamente sem oscilações e se o servidor da SEFAZ está em operação e tente novamente


8.    Se ainda assim não conseguir, entre em contato com o Suporte Case para saber se algo está impossibilitando a desativação da contingência. (Clique no balãozinho azul localizado no canto inferior direito da tela do PDV).

 

 

 

 

CONSULTAR NFC-e (APÓS DESATIVAR CONTINGÊNCIA)

 

 

 

1.    Após sair da contingência, é necessário verificar a situação das notas


2.    Abra a tela de gerenciamento das notas, clicando na tecla 'F2' do teclado do seu computador, e vá na opção 'Manutenção'


3.    Utilize os filtros de data (passe o mouse sobre o mês, que se localiza no centro da tela), selecione a opção 'Escolher período' e escolha o período em que a contingência esteve habilitada

 

 

 

 

 

 


4.    Clique sobre a lupa localizada no canto superior direito da tela.


5.    Clique sobre o campo 'Situações' e marque as opções 'TRANSMITIDO', 'REJEITADO' e 'DENEGADO'


6.    As notas emitidas em 'CONTINGENCIA' serão automaticamente consultadas (Obs.: este processo pode demorar um pouco)


7.    Uma NFC-e só é considerada emitida quando a situação estiver como 'AUTORIZADO'


8.    Quando a NFC-e já estiver com a situação 'AUTORIZADO', não é mais necessário guardar a via do estabelecimento impressa.

 

 

 

INUTILIZAR NUMERAÇÃO (APÓS DESATIVAR CONTINGÊNCIA)

 

 

Caso existam notas com a situação 'TRANSMITIDO', elas devem ser consultadas:

 

1.    Clique na tecla 'F2' do teclado do seu computador,  clique na opção 'MANUTENÇÃO'


2.    Selecione o período desejado, (passe o mouse sobre o mês, que se localiza no centro da tela), selecione a opção 'Escolher período' e escolha o período em que a contingência esteve habilitada


3.    Clique sobre a lupa localizada no canto superior direito da tela


4.    Clique sobre o campo 'Situações' e marque a opção 'TRANSMITIDO'


5.    Anote as numerações que a pesquisa mostrar em um papel ou no bloco de notas antes de executar o passo seguinte


6.    Arraste a barra vermelha em formato de linha para o lado direito e clique sobre as opções (3 pontos)


7.    Selecione a opção 'Consultar Situação'


8.    Caso apareça a mensagem: '217 - Rejeição: NFC-e não consta na base de dados da SEFAZ', deve inutilizar a faixa


9.    Para inutilizar, clique sobre o ícone com 3 linhas no canto superior direito da tela


10.    Informe a série (geralmente é a série 1, mas deve ser consultada no DANFCe impresso ou no sistema)


11.    Informe o número a ser inutilizado, preenchendo o mesmo número nos campos 'Número inicial' e Número Final'


12.    Preencha o campo 'Justificativa' com 'NFC-e não consta na base dados da SEFAZ' (ou consulte a mensagem com a contabilidade)


13.    Clique em 'Inutilizar'


14.    A mensagem '102 - Inutilização de número homologado' deverá ser mostrada 


15.    Feche a tela


16.    Repita o processo a partir do passo 6 para cada numeração com a situação 'TRANSMITIDO'.

 

 

 

(Rev. 12/11/2021)