Clique no
, no canto superior direito da tela.
TIPO DO ITEM: Determina a classificação do produto. As opções para seleção são:
00 - Mercadoria para Revenda;
01 - Matéria-Prima;
02 - Embalagem;
03 - Produto em Processo;
04 - Produto Acabado;
05 - Subproduto;
06 - Produto Intermediário;
07 - Material de Uso e Consumo;
08 - Ativo Imobilizado;
09 - Serviços;
10 - Outros insumos;
99 - Outras.
O sistema preenche esse campo automaticamente (Com a opção 00-Mercadoria para Revenda) ao cadastrar um novo produto.
GRUPO: Determina a divisão de produtos/ serviços, para organização por categorias.
Exemplo: Sapatos, Bermudas, Colares, Pulseiras.
O campo não é de preenchimento obrigatório, exceto para utilização do App Uai Pedidos e Uai Delivery e utilização da funcionalidade 'Grupos de adicionais', utilizada nos módulos: Delivery e Restaurante e App Uai Delivery.
Para selecionar um grupo, clique sobre o campo. Caso não haja grupos cadastrados, clique no símbolo '+', ao lado do campo grupo. (Saiba mais sobre o cadastro, clique aqui).
UNIDADE: Campo de preenchimento obrigatório para emissão de NF-e/ NFC-e. Determina como a mercadoria irá ser comercializada.
Para selecionar um grupo, clique sobre o campo. Caso não haja unidades cadastradas, clique no símbolo '+', ao lado do campo unidade. (Saiba mais sobre o cadastro, clique aqui).
Exemplo: Peça, Metro, Unidade, Kilo, Par.
DESCRIÇÃO: Nome dado ao produto/ serviço. Número máximo de caracteres permitidos: 121.
DESCRIÇÃO REDUZIDA: Campo com a finalidade de inserir um nome menor, caso o nome dado no campo 'Descrição' for grande. Número máximo de caracteres permitidos: 120
Obs: Atualmente o campo não tem utilidade no sistema, mas terá futuramente.
CÓDIGO: Informação utilizada para identificação do produto/ serviço. Pode ser utilizado letras e números para o preenchimento. Número máximo de caracteres permitidos: 14.
CÓDIGO EAN: Preenchimento não obrigatório. O código EAN é uma combinação única de números com 13 dígitos para identificar um objeto ou produto com base em um sistema europeu (“EAN” que significa “Numeração Européia de Artigos”, “European Article Number” do inglês).
PREÇO DE VENDA: Preço que o produto/ serviço vai ser comercializado. O campo deve ser preenchido para que seja possível vender o produto no PDV (Clique aqui e saiba o que é).
PREÇO DE CUSTO: Valor que o produto/ serviço foi adquirido. Preenchimento não obrigatório.
ESTOQUE: Quantidade de produtos/ serviços existentes no estabelecimento.
O campo é atualizado automaticamente quando é gerado um documento de compra, ou através do 'Gestor de XML' (Clique para saber o que é) ou quando é gerado um documento de venda ou emissão de NFC-e. Campo de preenchimento não obrigatório.
MOSTRAR PRODUTOS DA EMPRESA PARCEIRAS: Caso a empresa esteja incluída em um grupo de empresas parceiras (Saiba o que são empresas parceiras, clique aqui), a opção , aparecerá. Clique sobre ela para verificar os itens que possuem o mesmo código que o produto que está aberto na tela de edição.
OBS: O ícone só aparecerá caso o módulo 'Transferência', estiver habilitado.
ESTOQUE MÍNIMO: Quantidade de produtos/ serviços mínima que é preciso conter no campo 'estoque'. Campo de preenchimento não obrigatório.
PESO BRUTO E PESO LÍQUIDO: Campo para descrever unidades de medida (KG-Kilo) do item. Campo de preenchimento não obrigatório.
IMAGEM DO PRODUTO/ SERVIÇO: É possível inserir uma imagem em formato: .JPEG e .JPG. Para alterar/ inserir, clique no simbolo , escolha o arquivo no seu dispositivo, clique em 'abrir', a imagem carregará e será salva automaticamente, sem ser preciso clicar na opção 'Salvar' no cadastro de produtos.
Tamanho máximo da imagem: 2MB. Caso tente inserir uma imagem maior do que isso, o sistema informará uma mensagem indicando que o tamanho ultrapassou o limite.
Para remover a imagem, clique na .
PRODUTO INATIVO: Opção para caso o item/ serviço não for mais utilizado no estabelecimento. Para inativar basta marcar a opção e salvar a alteração.
Obs: Um produto inativo não será localizado em nenhum local do sistema, apenas no cadastro de produtos e serviços, utilizando o filtro 'inativo', e marcando a opção 'sim' ou 'todos'.
ORIGEM DA MERCADORIA: Campo de preenchimento obrigatório. O sistema insere automaticamente a opção ' 0-Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3,4,5 e 8 '. Caso queira altera, clique no campo e marque a opção desejada.
NCM: Campo de preenchimento obrigatório para a emissão de documentos fiscais (NF-e/ NFC-e). NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro.
Caso não queira preencher essa informação nos produtos, é possível liberar o campo para que ele não fique como obrigatório, para isso acesse os locais indicados abaixo.



No campo 'Perfil de Movimentação, selecione o perfil 'Simples' ou 'Médio' e clique em 'Salvar'
CEST: Campo obrigatório apenas para mercadorias sujeitas a cobrança de substuição tributária. O Código Especificador da Substituição Tributária (CEST), estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária.
É composto por sete dígitos. Os dois primeiros dígitos correspondem ao segmento da mercadoria. O terceiro ao quinto refere-se ao item de um segmento de mercadoria ou bem e os dois últimos dígitos correspondem às especificações.
PLANO DE CONTAS CONTÁBEIS: Campo de preenchimento obrigatório para geração do Sped Fiscal.
No Sped Fiscal, este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte informante em sua
Contabilidade Geral, relativas às contas referenciadas no registro 0300. Não podem ser informados dois ou mais registros
com a mesma combinação de conteúdo nos campos DT_ALT e COD_CTA.
NATUREZA DE OPERAÇÃO DE ENTRADA: Parametriza o CFOP de entrada (compra) para NF-e´s vindas fora e dentro do estado.(Saiba o que é natureza de operação, clique aqui).
NATUREZA DE OPERAÇÃO DE SAÍDA: Parametriza o CFOP do produto de saída (venda) de NF-e´s e NFC-e dentro e fora do estado. (Saiba o que é natureza de operação, clique aqui).
Configuração destinada aos aplicativos Uai Pedidos e Uai Delivery.
MOSTRAR ITEM COMO DESTAQUE NO DELIVERY E APLICATIVO: Possibilita que o item fique evidência nos aplicativos (Uai Delivery e Uai Pedidos) e também no módulo Delivery.
SEQUÊNCIA DE ORDENAÇÃO: Será a ordenação definida em ordem crescente e numérica que o item se apresentará na lista de destaques.
RECEITA: Campo utilizado para preencher informações sobre o produto. As informações se apresentaram abaixo da imagem do produto nos aplicativos (Uai pedidos e Uai Delivery).
Configurações destinadas ao módulo Resturante, Delivery e Uai Delivery.
PERMITIR MEIO A MEIO: Possibilita que o item seja vendido em conjunto com outro item.
Geralmente utilizado para alimentos como pizza, em que os sabores podem ser mesclados.
ABRIR CHECKLIST PARA O GARCOM AO SELECIONAR O ITEM: Funcionalidade exclusiva para módulo Restaurante. A funcionalidade permite que ao selecionar o item, um checklist é mostrado, onde é possível conferir informações do item, ou adicionar observações (que podem ser previamente cadastradas) ou inseridas no momento da inclusão do produto.
Obs: A funcionalidade atua na opção 'Ir para garçom', que se localiza na tela de ínicio do sistema. Para que ela apareça, o usuário deve ter o perfil 'Atendente' marcado no cadastro de usuário e o módulo 'Restaurante' habilitado.
MOSTRAR ITEM COMO DESTAQUE NO RESTAURANTE, NO GARÇOM E NO PDV: Funcionalidade destinada para área exclusiva de utilização do Garçom, Restaurante (Mesa, Comanda Fixa e Balcão) e na emissão de Venda e NFC-e´s (PDV).
Utilizado para módulo Restaurante e Delivery.
OBSERVAÇÃO: Campo para parametrizar observações para o item ao selecioná-lo no pedido (Utilizado em: Garçom e Restaurante), insira a informação no campo 'Observação' e clique no ícone de ' + ', para incluir. Logo após salve a alteração.
GRUPOS DE ADICIONAIS: Campo destinado para App Delivery, Módulo Restaurante e Delivery. Para adicionar um grupo, ele deve estar previamente cadastrado (saiba como realizar o cadastro, clique aqui), logo após selecione a opção 'Adicionar grupo'.
SEQUÊNCIA: Será a ordenação definida em ordem crescente e numérica que o grupo de adicionais se apresentará no App Uai Delivery , Restaurante e Delivery.
CÓDIGO ANP: A sigla ANP significa Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. É o órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo, gás natural e de biocombustíveis no Brasil.
O código deve possuir 9 dígitos. Caso a empresa seja enquadrada em atividades que envolvam manuseio de petróleo, gás natural e de biocombustíveis, certifique com a contabilidade se esse código deverá se preenchido.
PERCENTUAL GLP: Sigla para gás liquefeito de petróleo. Percentual do GLP derivado do petróleo no produto GLP.
Informar em número decimal o percentual do GLP derivado de petróleo no produto GLP. Valores de 0 a 1.
PERCENTUAL GLGNn: Percentual do Gás Natural Nacional.
Informar em número decimal o percentual do Gás Natural Nacional (GLGNn) para o produto GLP. Valores de 0 a 1.
PERCENTUAL GLGNi: Percentual do Gás Natural Importado.
Informar em número decimal o percentual do Gás Natural Importado (GLGNi) para o produto GLP. Valores de 0 a 1.
VALOR DE PARTIDA: Deve ser informado neste campo o valor por quilograma sem ICMS.
DIAS PARA VENCIMENTO APÓS PESAGEM EM BALANÇA: Exclusivo para uso da integração de balança. Campo numérico que deve informar a data do vencimento do produto depois que é pesado na balança.
Clique em , na tela inicial de Produtos e Serviços.
EDITAR: Realizar a visualização/alteração das informações.
INATIVAR: Paralisar a movimentação do produto no sistema.
EXCLUIR: Apagar o cadastro do sistema.
(Rev. 05/10/2021)