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SPED – Sistema Público de Escrituração Digital

Já ouviu falar de SPED?  Quer conhecer mais?

SPED é um acrônimo de Sistema Público de Escrituração Digital. Como o próprio nome sugere, o SPED é um sistema que permite a comunicação entre contribuinte e o Fisco e administrações tributárias em geral. Foi construído para agilizar e automatizar a comunicação e facilitar os processos de obrigações acessórias.

De acordo com o portal:

“O Sped tem como objetivos, entre outros:

  • Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
  • Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores.
  • Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.”

Para conhecer mais sobre o portal do SPED, seus benefícios, histórico, atuação e outros detalhes clique aqui.

Escrituração Fiscal Digital

Vamos falar sobre EFD, sua importância e funcionamento. A escrituração fiscal digital é um documento que o contribuinte envia pela plataforma SPED quando necessário.

A EFD possui um layout específico que determina quais e como as informações devem ser organizadas. Informações estas necessárias para o cumprimento das obrigações acessórias fiscais, estão diretamente relacionadas a movimentação da empresa (entradas e saídas, estoque, cadastros de produtos e clientes e etc.).

EFD’s então são módulos que participam do programa SPED.

São três tipos de EFD atualmente.

  • EFD – ICMS e IPI (Conhecida como SPED Fiscal)
  • EFD – Contribuições (Conhecida como SPED contribuições)
  • EFD – Reinf

Cada uma dessas EFD’s, é composta uma estrutura específica e tratam de registros de movimentação do cliente porém sobre o detalhamento de assuntos diferentes.

Para saber mais detalhes sobre cada uma dessas escriturações clique aqui.

As principais escriturações utilizadas pelos contribuintes são:

SPED Fiscal

EFD – ICMS e IPI, como o próprio nome sugere é um documento digital sobre informações das movimentações e do contribuinte sob o aspecto de apuração de impostos, com foco principal sobre ICMS e IPI.

Veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto e tire suas dúvidas.

SPED Contribuições

EFD – Contribuições assim como o Sped fiscal, o Sped contribuições é um documento digital sobre informações das movimentações do contribuinte sob o aspecto de apuração de impostos, com foco principal na Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.

Veja as perguntas mais frequentes sobre o assunto e tire suas dúvidas.

O arquivo de ambas escriturações deverão ser validados, assinados digitalmente e transmitidos, via Internet, ao ambiente Sped.

Dicas Sped – Guia Uaicontrole

O Uaicontrole já possui o módulo contábil, ele é prático e fácil, te permite fazer a geração do Sped, assim também como o controle de entradas e saídas pelo Gestor de XML.

Para o gerar o Sped pelo o uai controle é muito simples, se você não conhece o procedimento dê uma olhada no passo a passo sobre a geração do Sped, tanto Fiscal quanto Contribuições.

Já fizemos uma postagem falando sobre importação e exportação de XML dê uma conferida e aprenda como utilizar o Gestor de XML Uaicontrole.

Chegamos ao fim de mais uma postagem, mas não se preocupe, ainda tem muitos assuntos para você dar uma olhada em nosso blog. Fique sempre á vontade!

Este conteúdo te ajudou? Deixe abaixo um comentário sobre o assunto. Ainda tem dúvidas? Acesse o FAQ e também o manual Uaicontrole, se precisar de mais uma ajudinha acesse o Uai chat e fale com um operador. Se achar melhor, você ainda pode encaminhar uma mensagem por e-mail acessando este link. Assim que possível lhe daremos um retorno.

Abraço da equipe Uaicontrole!

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