Skip to content

Remessa bancária e Arquivo de Retorno

O que é um arquivo de remessa bancária? Para que serve? O que é um arquivo de retorno? Para que serve? Como utilizar dentro do sistema Uai?

Atualmente muitas empresas trabalham com recebimentos em forma de boletos em seus faturamentos, isso significa que de alguma forma elas precisam realizar a comunicação com o seu banco para informá-los sobre esses recebimentos em suas contas e carteiras bancárias.

Essa comunicação é feita com transferência eletrônica de arquivos (texto) para informar ao banco os boletos a serem processados e recebidos (modalidade de boletos registrados). O arquivo a ser enviado chama-se remessa bancária.

Abaixo segue uma sequência do processo de faturamento de vendas pelo Uaicontrole.


Remessa bancária


O que é um arquivo de remessa bancária? Para que ele serve?

É um arquivo do tipo texto geralmente com a extensão “.REM” ou “.TXT” (rem = remessa). Esse arquivo contém diversas informações a respeito do tipo de serviço, dados do pagador, dados da cobrança e outros dados relacionados aos boletos bancários gerados. Esses dados são estruturadas seguindo uma determinada organização definida em um layout específico, layout padronizado pela Febraban.

O arquivo de remessa é extremamente necessário para que os bancos possam efetuar a leitura, registro e cobrança dos boletos, devem ser enviados pela empresa conforme orientação do seu banco.

Empresas de diversos segmentos utilizam esse formato de automatização e conciliação de pagamentos. Indústrias, comércio varejista e digital, Emissoras de cartões de créditos são alguns exemplos.

Para as empresas que aplicam essa automatização de recebimentos suas tarefas se tornam cada vez mais eficientes, pois, desta forma as conferências e os controles gerenciais se tornam produtivos, já que os processos não gastam tanto tempo para serem executados em relação aos processos manuais. Além disso eles facilitam a no controle diária em tomadas de decisão já que permitem a visualização rápida dos resultados e status dos processos.

Como funciona o arquivo de remessa bancária?

Inicialmente para que a empresa consiga gerar o arquivo ela precisa de um software (Programa/aplicativo de computador) que lhe permita gerar o arquivo. Simplificando a explicação, basicamente a remessa bancária possui uma sequência dados e estes dados são ordenados de forma que eles possam ser executados em um espécie de lote. Significa dizer que desta maneira em um único arquivo é possível informar vários boletos que serão processados de uma só vez. O sistema do banco que recebe o lote irá processar as informações e identificar separadamente cada documento/débito.

Dica: O Uai controle já conta com o módulo financeiro que permite fazer a geração de boletos e o controle de remessas geradas. Verifique a disponibilidade no plano contratado.

Para que haja uma comunicação efetiva os arquivos de remessas precisam estar de acordo com um padrão (bancos fornecem essa informação), conforme já foi dito antes nesta postagem. Em geral os arquivos de remessa seguem os padrões CNAB400 e o CNAB200 por serem os mais comuns.


Retorno bancário


O que é um arquivo de retorno? Para que ele serve?

O arquivo de retorno é um arquivo assim como a remessa porém sua extensão geralmente é terminada em “.RET” ou “.TXT” (ret = retorno). O seu funcionamento é parecido com o da remessa no entanto a sua finalidade é diferente. O arquivo de retorno serve para que a organização possa ter acesso sobre a situação dos documentos que foram processados pelas remessas anteriores (Pagos, processados, pendentes e etc).

Qual a utilidade do arquivo de retorno?

Como dito anteriormente o arquivo de retorno contém informações sobre a situação dos documentos, isso é extremamente importante para que as empresas possam realizar o controle financeiro, por exemplo a baixa automática dos documentos, integração com os relatórios e histórico de pagamentos dos seus clientes.

Como realizo o envio e recebimento dos arquivos?

Existem várias maneiras pelas quais estes arquivos são enviados ou recebidos. A forma mais comum delas é através do site do próprio banco (Internet banking). Os sites de banco são sempre revestidos de alta segurança para gerar conforto e despreocupação ao cliente, isso garante a privacidade das informações trocadas. Há outras formas de envio como também aplicativos de gestão do banco.

Essa é uma nomenclatura comum usada para os arquivos CNAB. Quando o cliente (sua empresa) envia um arquivo para o banco, esse é chamado de “remessa”. Quando o banco envia um arquivo para o cliente, esse é chamado de “retorno”. Quando falamos de informações financeiras, segurança é primordial. Por isso, o arquivo CNAB não deve ser compactado.


O Uai controle e a integração com financeiro


O nosso app já possui o módulo financeiro bem completo e com ele você consegue realizar diversos processos, como: Controle de receitas e despesas, categorização de documentos, controle de carteiras, geração de boletos, histórico financeiro geração de remessa bancária e importação de arquivo de retorno. Verifique a disponibilidade do recurso no plano contratado.

Para saber mais sobre o funcionamento do módulo financeiro você pode acessar os links abaixo:

Recursos do módulo financeiro Uaicontrole

Passo a passo sobre geração de boletos

Passo a passo sobre a geração de Remessas

Passo a passo sobre a importação de Retornos

Este conteúdo te ajudou? Deixe abaixo um comentário sobre o assunto. Ainda tem dúvidas? Acesse o FAQ e também o manual Uaicontrole, se precisar de mais uma ajudinha acesse o Uai chat e fale com um operador. Se achar melhor, você ainda pode encaminhar uma mensagem por e-mail acessando este link. Assim que possível lhe daremos um retorno.

Abraço da equipe Uaicontrole!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn

Postagens Relacionadas

Crie sua conta agora!

dias grátis

Quer ganhar 30 dias de acesso grátis?

Muito simples, cadastre-se. Não é necessário realizar pagamento ou cadastrar cartão de crédito.
Premium