É um documento eletrônico que é utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual. A Certificação Digital, por sua vez, é a tecnologia que por meio da criptografia de dados garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio às informações eletrônicas.
Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001, o Certificado Digital já faz parte do dia a dia de pessoas e empresas. Mas muitos ainda não conhecem todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia.
Ele pode ser usado para assinar documentos
Isso mesmo! O Certificado Digital pode substituir a caneta. Por conta do rigoroso processo de emissão + a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada.
Alguns dos tipos mais usados
Certificado Digital e-CPF
É o RG do mundo digital, é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas físicas no meio eletrônico
Certificado Digital e-CNPJ
O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ que garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas no meio eletrônico.
O e-CNPJ possibilita a sua empresa fazer procurações, Parcelamento eletrônico on-line, entrega das declarações como: DIRF, DOI, RAIS, utilizar o Conectividade Social, ter acesso ampliado no site da Receita Federal do Brasil (RFB) e a uma quantidade cada vez maior de serviços em instituições públicas e privadas.
Certificado Digital NF-e
O Certificado Digital emissor de Notas Fiscais é destinado especialmente para a emissão segura da nota fiscal eletrônica NF-e.
Certificado Digital NFC-e
A NFC-e ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicilio o consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
Tipos de Certificado Digital
Existem dois tipos de Certificados Digitais tipo A1 e Tipo A3: o tipo de certificado digital a ser escolhido depende do sistema/aplicação onde o mesmo será utilizado. Informe-se com o responsável pelo seu equipamento ou consulte a devida documentação para verificar se há alguma restrição para uso do tipo A1 ou A3.
Fonte:Certisign.com.br