

Novidades Optimus Business – Versão 2023.001/337 – Build 55
Outubro 2024
Alterações Optimus Business – Outubro 2024
OPT-63 – Importação XML x Erro x TAG Grupo Veículo
Onde ocorre o problema?
Optimus > Movimentação > Importação de XML > Emissão de Terceiros (NF-e, NFS-e, CT-e) > Preencher os campos > Importar
Como ocorre?
Ao tentar importar XML de terceiros que contenha a TAG de grupo Veículo <veicTransp>, mas não contenha as subtags obrigatórias ‘placa’ <placa> (Placa do Veículo) e ‘UF’ <UF> (Sigla da UF), o sistema não permite concluir a importação, mas não apresenta nenhuma mensagem de erro.
Exemplo do XML com problema:
<veicTransp>
<placa>GYS5391</placa>
</veicTransp>
Exemplo de como o XML deveria estar:
<veicTransp>
<placa>GYS5391</placa>
<UF>MG</UF>
</veicTransp>
Como foi feita a reprodução do erro?
- Utilizamos um XML emitido por terceiros que está faltando a subtag <UF>;
- Dados utilizados para importação:
- CFOP Correspondente: 1403
- CST PIS: 98
- CST COFINS: 98
- Replicamos os produtos;
- Ao clicar em ‘Importar’, a importação não é realizada e nenhum erro é exibido;
- Após incluir a subtag manualmente no arquivo XML, a importação é realizada sem problemas.
Obs.: O erro foi detectado ao executar o sistema pelo CMD gerando um log, onde é apresentado o erro ‘Exception in thread “AWT-EventQueue-0” java.lang.NullPointerException’.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
- O sistema deve verificar no XML a presença das subtags ‘placa’ <placa> e ‘UF’ <UF> referentes à TAG <veicTransp>;
- Caso alguma delas esteja esteja faltando, o sistema deve exibir uma mensagem de erro clara e específica informando a tag ausente, evitando a falta de informação ao usuário;
- O processo de importação deve continuar após o ok do usuário na mensagem de erro até que o XML seja devidamente importado.
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OPT-64 – Balcão x Resolução Tela (má apresentação)
Onde ocorre o problema?
Balcão > Editar/Novo DAV > Aba “5 Informações Complementares” >
– Campos: ‘Data de entrega’, ‘Data de Validade’ e ‘Observações’
– Funções: ‘Salvar’, ‘Cancelar’ e ‘Imprimir’
Como ocorre?
Ao Editar/Incluir um DAV no balcão, vários campos da aba ‘5 informações Complementares’ não aparecem ou aparecem de forma ‘cortada’ impedindo que o cliente visualize e utilize essas funções, sendo eles: ‘Data de entrega’, ‘Data de Validade’ e ‘Observações’ e as opções ‘Salvar’, ‘Cancelar’ e ‘Imprimir’.
Observações:
Foi constatado que essa situação ocorre a depender da resolução de tela do computador em que o sistema está sendo utilizado.
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
Ao Editar/Incluir um DAV, a tela do sistema deve estar ajustada às resoluções de tela do computador de modo que todos os campos e funcionalidades sejam apresentadas por completo. Caso necessário, os campos poderão ser reposicionados, desde que não interfira na correta utilização dos mesmos.
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OPT-65 – NFe’s x Formas Pgto
Onde?
Optimus Cloud > Cadastros > Formas/ Condições de Pagamento > Campo ‘Forma de Pagamento (NF-e)’
Optimus Cloud > Movimentação > Documentos > NFe > Aba ‘Pagamento’ > ‘Forma de Pagamento (NF-e)’
Como funciona atualmente?
Atualmente há várias opções de formas de pagamento disponíveis no sistema.
O IT 2024.002, Versões 1.00 e 1.01, acrescentou em Abril e Junho/ 2024 outras 5 novas formas de pagamento, além do campo ‘Observações’ e de alterações nas descrição de outras.
Como deve funcionar após implementação?
A partir de 01/07/2024, devem estar disponíveis no sistema todas as alterações neste cadastro, conforme legislação pertinente, permitindo emissão de NFe’s utilizando quaisquer formas de pagamento do IT citado, sem erros ou advertências com quaisquer formas de pagamento.
As informações do novo campo ‘Observações’ deverão ser disponibilizada no ToolTipText da forma de pagamento selecionada.
Informe Técnico 2024.002 – Versões 1.00 e 1.01 – Abril 2024 disponíveis em
Portal da Nota Fiscal Eletrônica
OPT-66 – PDV-NFCe X Formas Pgto
Onde ocorre o problema?
PDV-NFCe Cloud > Emissão NFCe > Fechar a Venda > 3 – Pagamento > ‘Forma/Condição de Pagamento’
O que há de novo?
Atualmente há várias opções de formas de pagamento disponíveis no sistema.
O IT 2024.002, Versões 1.00 e 1.01, acrescentou em Abril/ 2024 outras 5 novas formas de pagamento, além do campo ‘Observações’ e de alterações nas descrição de outras.
Como deve funcionar após implementação?
A partir de 01/07/2024, devem estar disponíveis no sistema todas as alterações neste cadastro, conforme legislação pertinente, permitindo emissão de NFCe’s utilizando quaisquer formas de pagamento do IT citado, sem erros ou advertências.
As informações do novo campo ‘Observações’ deverão ser disponibilizada no ToolTipText da forma de pagamento selecionada.
Legislação pertinente:
Informe Técnico 2024.002 – Versões 1.00 e 1.01 – Abril 2024 disponíveis em
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=hXzemuyNHW4=
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OPT-67 – Rejeição 382: CFOP 5910 não permitido
Onde?
Optimus – Cadastro – Produtos e Serviços – CSOSN de saída 500/ CST de saída 60 – CFOP de saída para dentro do estado 5910 – Salvar
PDV-NFCe – Incluir produto – ESC – Pagar – Transmitir – NFCe Autorizada
O que deve ser feito?
Liberar a inclusão de itens (produtos) na NFCe que estejam cadastrados no Optimus com CFOP 5910.
Como deve ser o funcionamento?
Ao tentar incluir produtos que estejam cadastrados no Optimus com CSOSN e/ou CFOP incompátivel para emissão de NFCe, é apresentada a mensagem “CFOP ‘XXXX’ do produto é inválido para NFCe.”
Todavia, segundo a NT 2024.001, o CFOP 5910 poderá ser utilizado com CST 60, ou CSOSN 500 para emitir NFCe, cuja finalidade sejam cortesias.
Diante disso, ao tentar incluir um item (produto) no PDV-NFCe que esteja com o CFOP 5910 preenchido no cadastro, deve ser possível a inclusão do mesmo sem apresentar avisos e/ou erros e a NFCe deve ser autorizada normalmente, caso os demais dados dos documentos estejam corretos.
Fundamentação Legal:
Projeto Nota Fiscal Eletrônica – Nota Técnica 2024.001 – Versão 1.00
Implantação Produção: 02/09/2024
- Visão Geral
1. Alterações de Campos
2.2.6. Alteração das Regras de Validação N12a-40, N12a-44, N12-40 e N12-44
Alteradas as regras para incluir o CFOP 5910 (Remessa em bonificação, doação ou brinde) na NFCe para tratamento de cortesias.
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OPT-68 – PDV-NFCe – Erro ‘Código do Vendedor no PDV’
Onde ocorre o problema
PDV-NFCe > Fechar Venda > Incluir vendedor através do ‘Código do Vendedor no PDV’
Balcão > Novo Orçamento > Incluir vendedor através do ‘Código do Vendedor no PDV’
Como ocorre?
Ao cadastrar um participante e preencher o código do vendedor no PDV, esse código não é reconhecido no momento de incluir esse vendedor nas NFCe’s do PDV-NFCe e nem nos OC’s do Balcão. Apenas o código principal do participante é reconhecido para essa inclusão.
Exemplo:
Participante é cadastrado no Optimus e tem o campo ‘Código’ preenchido com a informação ‘300’; o campo ‘Tipo de Cliente’ marcado como ‘Colaborador’ e na aba ‘Colaborador’, marcado o campo ‘Vendedor’ e preenchido o campo ‘Código do Vendedor no PDV’ com a informação ’01’
Ao tentar emitir uma NFCe ou um OC e escolher o vendedor através do código ’01’, o sistema não reconhece o código; porém, ao selecionar o código 300, ele é incluído normalmente como um vendedor.
Como foi feita a reprodução do erro?
Em PDV-NFCe > Selecionar o produto > Finalizar Venda > Vendedor > Preencher o campo com o código preenchido no campo ‘Código do Vendedor no PDV’ no cadastro do participante.
Em Balcão > Novo Orçamento (DAV) > Vendedor . Preencher o campo com o código preenchido no campo ‘Código do Vendedor no PDV’ no cadastro do participante
Como deve funcionar após o problema ser solucionado?
Se o cadastro do participante no Optimus estiver com o ‘Tipo de Cliente’ marcado como ‘Colaborador’ e a aba ‘Colaborador’ estiver com o campo ‘Vendedor’ marcado e o campo ‘Código do Vendedor no PDV’ preenchido com um código diferente do código principal do cadastro do participante, a informação desse campo deve ser considerada para inclusão do vendedor nas NFCe’s e Orçamentos emitidos no PDV-NFCe e Balcão, respectivamente.
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