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Novidades Uai Controle – Versão 1.90 – novembro 2025

Foram feitas as seguintes modificações no sistema Uai Controle em Novembro de 2025

 

 

[UC-1273] Consulta/Cancelamento NFSN-e Criado: 07/nov/25  Atualizado(a): 12/nov/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
  1. Documentos Fiscais – NFSN-e – Localizar NFSN-e Autorizada – 3 Pontos – Cancelar
  2. Documentos Fiscais – NFSN-e – Localizar NFSN-e – 3 Pontos – Consultar NFSN-e
  • O que deve ser feito?
  1. Deve ser criado o processo de cancelamento da NFSN-e através do sistema.
  2. Deve ser criado o processo de consulta da NFSN-e através do sistema.
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Ao clicar em “Cancelar” uma NFSN-e, o sistema deve apresentar uma tela com as opções:
    ‘1 – Erro na emissão’
    ‘2 – Serviço não prestado’
    ‘3 – Outros’
  2. Além das opções para cancelamento, deve ser apresentado um campo para justificar o cancelamento.
  3. Ao clicar em consultar, o sistema deve enviar uma solicitação do status do documento para o portal da NFSN-e e retornar a situação do documento.
  • Observação:

 

 

 

 



 

[UC-1265] DANFSN-e Nacional Criado: 08/out/25  Atualizado(a): 12/nov/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação.
  • Onde/Como ocorre?
    Documentos Fiscais – NFSN-e – NFSN-e Autorizada – 3 pontos – Download PDF.
  • O que deve ser feito?
  1. Criar e armazenar no BD o PDF no formato do DANFS-e Nacional usando o XML da NFSN-e.
  2. Apresentar a opção “Download PDF” ao clicar nos 3 pontos de uma NFSN-e autorizada.
  • Como deve ser o funcionamento?
    Ao selecionar uma NFSN-e autorizada e clicar nos 3 pontos e em “Download PDF” o sistema deve gerar e baixar o PDF da NFSN-e.
  • Observação: O DANFSN-e em anexo é um exemplo emitido em Rondônia.

 

 



 

[UC-1264] Validar/Transmitir/Retorno NFSN-e Criado: 29/set/25  Atualizado(a): 07/nov/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação.
  • Onde/Como ocorre?
    Documentos Fiscais – NFSN-e – 3 Pontos – Transmitir NFSN-e
  • O que deve ser feito?
  1. Ao clicar em “Transmitir” uma NFSN-e o sistema deve montar o XML do documento com o novo esquema da NFS-e Padrão Nacional, assinar com o certificado digital e enviar para API (Uai Controle) para validação e transmissão.
  2. Após análise do XML, a API deve trazer o retorno do documento (Autorizado, Cancelado, Rejeitado)
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Sistema deve montar o XML com o novo esquema da NFS-e Padrão Nacional com os dados preenchidos no DPS, assinar e enviar para API (Uai Controle) para validação e transmissão para o WebService da NFS-e Nacional.
  2. Sistema deve fazer a validação do documento e caso tenha algum problema na estrutura do XML, deve retornar o DPS para o sistema antes de enviar para o WebService.
  3. Após a validação da estrutura do XML, a API deve enviar o documento para o WebService da NFS-e Nacional e trazer o retorno/status do DPS e ao final da NFSN-e.
  • Observação:
  1. Em anexo tabela com as regras para montagem da estrutura do XML do DPS. (Tabela já com os detalhes referentes a RTC)

 

 



 

[UC-1258] Tela para emissão de NFSN-e Criado: 17/set/25  Atualizado(a): 07/nov/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    Documentos Fiscais – NFSN-e – Novo/Editar
  • O que deve ser feito?
  1. Deve ser criada uma tela para preencher os campos para emissão de NFSN-e
  2. Essa tela irá seguir o padrão para emissão de NFS-e
  3. Sistema irá salvar um documento chamado ‘DPS’, semelhante ao ‘RPS’ da NFS-e
  4. Ao salvar o documento, devem ser apresentadas as mesmas opções apresentadas para NFS-e
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Ao iniciar o processo de emissão de uma NFSN-e, o sistema deve apresentar a tela de emissão de NFS-e.
  2. Ao preencher os campos e salvar o documento, devem ser apresentadas as mesmas opções apresentadas para NFS-e
  • Observação: Serão criadas tarefas para tratar os campos referentes a NFSN-e de forma específica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[UC-1255] Campos “Código de Serviço Nacional” e “Código NBS” Criado: 28/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    Cadastro – Produtos e Serviços – Novo/Editar – Tipo do Item = ’09 – Serviços’
  • O que deve ser feito?
  1. Deve ser incluído o campo “Código de Serviço Nacional”
  2. Deve ser incluído o campo “Código NBS”
  3. Sistema deve validar a informação do campo não permitindo o preenchimento dos mesmos com um código inválido
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Campo “Código de Serviço Nacional” deve ser utilizado para preencher ou selecionar um código de serviço nacional, dentre os que estão salvos na tabela “servicortc” do BD “optimusweb”
  2. Não deve ser possível salvar o produto/serviço com um código que não esteja na tabela “servicortc” do BD “optimusweb”
  3. Campo “Código NBS” deve ser utilizado para preencher ou selecionar um código NBS, dentre os que estão salvos na tabela “nbs” do BD “optimusweb”
  4. Não deve ser possível salvar o produto/serviço com um código que não esteja na tabela “nbs” do BD “optimusweb”
  • Observação:
  1. Os campos em questão deverão ser utilizados para emissão de NFS-e Nacional
  2. Importação de planilhas deverá ter uma tarefa criada para verificar importação dos campos em questão.

 

 



 

[UC-1254] Criar campos Alíquota CBS/IBS/IS Criado: 28/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    Configurações – Configuração
  • O que deve ser feito?
  1. Deve ser incluído o campo “Alíquota CBS”
  2. Deve ser incluído o campo “Alíquota IBS”
  3. Deve ser incluído o campo “Alíquota IS”
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Campo deve permitir o preenchimento de uma informação numérica em percentual com duas casas decimais
  • Observação: Os campos em questão deverão ser utilizados para emissão de DF-e’s conforme a RTC

 

 



 

[UC-1253] Imp./Vis. tabela NBS-(Nomenclatura B. de Serviços) Criado: 13/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
  1. Administração – Tabela NBS-(Nomenclatura B. de Serviços)
  • O que deve ser feito?
  1. Criar tela para visualização da tabela NBS-(Nomenclatura B. de Serviços), tal qual a tabela IBPT.
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. A tela com as informações da NBS-(Nomenclatura B. de Serviços) deve ser apresentada com os dados da tabela “nbs” que fica no BD ‘optimusweb’.

Observação:

 



 

[UC-1252] Criar tabela NBS-(Nomenclatura B. de Serviços) Criado: 13/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    Inclusão da tabela “nbs” no Banco de dados ‘optimusweb’
  • O que deve ser feito?
    Criar script para inclusão da tabela com nome “nbs” com os seguintes campos:
    ü codigo – varchar (9)
    ü Descricao – varchar(250)
    ü vigencia_inicio – date
    ü vigencia_final – date
  • Como deve ser o funcionamento?
    Tabela com nome “nbs” deve ser apresentada no BD ‘optimusweb’ com os respectivos campos mencionados no tópico anterior.
  • Observação: Em anexo a tabela em formato XLSX contendo os dados

 

 



 

[UC-1251] Importar/Visualizar tabela Serviços(Tributação Nacional) Criado: 13/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
  1. Administração – Tabela Serviços(Tributação Nacional)
  • O que deve ser feito?
  1. Criar tela para visualização de tabela dos Serviços(Tributação Nacional), tal qual a tabela IBPT.
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Tela com as informações dos Serviços(Tributação Nacional) deve ser apresentada com os dados da tabela “servicortc” que fica no BD ‘optimusweb’

Observação:

 

 



 

[UC-1250] Criar tabela Serviços(Tributação Nacional) Criado: 13/ago/25  Atualizado(a): 19/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

UC-1250: Criar tabela Serviços(Tributação Nacional)

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    Inclusão da tabela “servicortc” no Banco de dados ‘optimusweb’
  • O que deve ser feito?
    Criar script para inclusão da tabela com nome “servicortc” com os seguintes campos:
    ü codigo – varchar (06)
    ü Item – varchar(02)
    ü Subitem – varchar(02)
    ü Desdobro – varchar(02)
    ü Descricao – varchar(500)
    ü vigencia_inicio – date
    ü vigencia_final – date
  • Como deve ser o funcionamento?
    Tabela com nome “servicortc” deve ser apresentada no BD ‘optimusweb’ com os respectivos campos mencionados no tópico anterior.

Observação: Em anexo a tabela em formato XLSX contendo os dados

 

 



 

[UC-1241] Validar/Aceitar CNPJ Alfanumérico Criado: 16/jul/25  Atualizado(a): 24/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Alteração – Duração: 2 horas
  • Onde/Como ocorre?
  1. Escolha seu plano – Dados do contribuinte
  2. Administração – Pesquisa
  3. Configurações – Dados do contribuinte
  4. Cadastro – Contabilista – 3 pontos ou + – CNPJ
  5. Cadastro – Participantes – 3 pontos ou + – Tipo de pessoa ‘Jurídica’ – CNPJ
  6. Cadastro – Participantes – Pesquisa
  7. Movimentação – PDV – F10
  8. Movimentação – Telas de pesquisa/Seleção de participantes (Compra, Ordem de Compra, Ordens de serviço, Orçamento, Vendas, Pesquisa de Clientes, etc.)
  9. Documentos Fiscais – Gestor de XML – (Entrada pendente ou 3 pontos – Dar entrada na Nota Fiscal) – Selecionar natureza de operação – Continuar – CPF/CNPJ
  10. Documentos Fiscais – Telas de pesquisa/Seleção de participantes (NF-e, NFS-e e Notas Fiscais de Entrada)
  11. Contábil – GNRE/DAE – (3 pontos – Editar/ +) – Participante
  12. Contábil – Sintegra – Verificar CNPJ para geração do arquivo
  13. Contábil – SPED – Fiscal/Contribuições – Verificar CNPJ para geração do arquivo
  14. Relatórios com participantes devem apresentar os CNPJ’s conforme o cadastro (Participantes, Movimentação, Documentos Fiscais, etc.)
  • O que deve ser feito?
  1. Trocar a máscara de entrada e de saída do CNPJ de 99.999.999/9999-99 para SS.SSS.SSS/SSSS-99 onde S é campo que aceita letra e número.
  2. A validação continua sendo módulo 11, só que fazendo substituição das letras por valores numéricos pré-definidos.
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Ao tentar incluir um CNPJ alfanumérico, o sistema deve permitir preencher letras e números no campo e ele deve realizar a verificação se os dados informados são válidos.
  2. Ao incluir um participante com CNPJ alfanumérico nos DF-e’s, ou importar um XML de um participante que possua essa informação, deve ser realizada a validação do campo para transmissão/inclusão do documento.
  3. Relatórios que apresentem o campo de CPF/CNPJ, devem permanecer gerando a informação salva no cadastro do participante.
  • Observações:

 

 

[UC-1240] Emissão de NFC-e vetada para PJ Criado: 16/jul/25  Atualizado(a): 26/set/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

  • Implementação – Duração: 6 horas
  • Onde/Como ocorre?
  1. Configurações – Usuários e Funcionários – Selecionar usuário – Perfis do usuário – ‘Caixa’ (para ter acesso ao PDV) e ‘Movimentação’ (para ter acesso à tela de documentos fiscais).
  2. Movimentação – PDV – (Digitar código do produto/F4 – Escolher produto) – F10 – Selecionar Cliente PJ – Apresentar tela de informação sobre NFC-e para PJ – OK – ESC – Emitir NF-e
  3. Movimentação – PDV – (Digitar código do produto/F4 – Escolher produto) – F10 – Selecionar Cliente PJ – Apresentar tela de informação sobre NFC-e para PJ – OK – ESC – Finalizar Venda
    3.1) Movimentação – Vendas e Orçamentos – Localizar venda finalizada no PDV – 3 pontos – Emissão de documentos eletrônicos – Emitir NF-e – Emitir – Salvar – Transmitir
  • O que deve ser feito?
  1. Deve ser criado uma tela que apresente a mensagem “Segundo o Ajuste SINIEF nº 11/2025, a partir de 3 de novembro de 2025, a emissão de NFC-e estará restrita a destinatários pessoas físicas. Ou seja, não será mais permitido emitir NFC-e para pessoas jurídicas (empresas). Essas transações deverão ser emitidas por meio de: NF-e.” e a opção “OK” para confirmar a informação apresentada;
  2. Criar opção de emissão de NF-e diretamente do PDV quando o cliente no F10 for PJ e o usuário tiver acesso à emissão de NF-e’s
  • Como deve ser o funcionamento?
  1. Quando for selecionado um participante com CNPJ no menu F10 do PDV deve ser apresentada a mensagem mencionada no item 1 do tópico anterior.
  2. Ao efetuar Checkout (ESC) e tendo sido selecionado cliente com CNPJ (pessoa jurídica) na opção F10 mostrar opção de EMITIR NF-e.
  3. Documento emitido e autorizado deverá ter a venda gerada em “Movimentação – Vendas e Orçamentos” com a situação “Venda faturada” e a NF-e autorizada deve ser salva na tela “Documentos Fiscais – NF-e” e ter as opções padrões de gerenciamento de NF-e.
  4. Caso o documento seja rejeitado, ele deve ter a opção de “Finalizar Venda” disponível para o cliente salvar o documento e transformar em NF-e posteriormente sem perder os dados e não deve gerar venda e nem um arquivo na tela de NF-e’s.
  5. Caso seja selecionado uma PF no menu F10, ou não selecionar cliente algum, manter o funcionamento atual.

 

 

 

[UC-1239] Cálculo diferenciado de ICMS Desonerado para CST 20 Criado: 14/jul/25  Atualizado(a): 29/ago/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

Onde/Como ocorre?
Uaicontrole → Documentos Fiscais → NF-e

  • Inclusão de lógica específica para cálculo e preenchimento do campo ICMS Desonerado (vICMSDeson) e motivo de desoneração (motDesICMS) na emissão de NF-e quando o cliente for “VIRTUS COMERCIO E DISTRIBUIDORA” (ID 522) e o CST for 20 diretamente na emissão da NF-e (modelo 55).
  • Adição do código de benefício fiscal (cBenef) “RJ802164” para produtos com o CST 20.
  • Apresentação dos valores calculados nos totais da NF-e.

Como deve ser o funcionamento?

  • Para o cliente Virtus (ID 522), ao emitir uma NF-e com CST 20:
    • Calcular o ICMS desonerado (vICMSDeson) de acordo com a base de cálculo e alíquota do item.
    • Preencher o campo motDesICMS com “9” (Outros motivos de desoneração).
    • Incluir o código de benefício fiscal cBenef “RJ802164” nos itens.
  • Para os demais clientes, manter o funcionamento padrão (vICMSDeson = 0.00 e sem cBenef específico).
  • O restante do fluxo (cálculo de impostos, apresentação dos dados) permanece conforme regra atual.

 

 



 

[UC-1227] NFC-e: Leiaute QR-Code versão 3 (contingência) Criado: 12/jun/25  Atualizado(a): 27/ago/25

 

Status:

Finalizado

 

Projeto:

Uai Controle

 Descrição 

 

    

 

NFC-e: Leiaute QR-Code versão 3 (contingência)

  • Implementação
  • Onde/Como ocorre?
    PDVNFC-e – Emissão de itens, fechamento e emissão de cupons em contingência.
  • O que deve ser feito?
    Alteração do QR-code impresso no cupom em contingência
  • Como deve ser o funcionamento?
    Ao emitir o Danfe de NFC-e em contingência o QR-code deve seguir o novo layout.
  • Observação:

 




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